Correio Popular Notícia


AUDIÊNCIA PÚBLICA
Ji-Paraná apresenta número alarmante de usuários de drogas

Data da notícia: 20/11/2012
Foto:

(Da Redação) Levantamento recente realizado em Ji-Paraná e apresentado durante Audiência Pública na Câmara de Vereadores, na noite da última segunda-feira (19), mostra que a cidade, a exemplo de várias outras em todo o país, tem apresentado um crescimento vertiginoso de pessoas usuárias de drogas e comprova que a oferta de vagas para tratamento está muito longe de suprir a demanda da quantidade de dependentes no município.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20121121-141.jpg[/IMG] Somente entre os anos de 2011 e 2012 mais de três mil pessoas procuram centros de recuperação e comunidades terapêuticas em busca de tratamento, deste total apenas cerca de 40% conseguiu vaga de internamento nas instituições. O estudo foi apresentado pela SEMAS (Assistente Social da Secretaria Municipal de Assistência Social), Lidiane Tonazildo.
A maior incidência de usuários está entre jovens com idade entre 18 e 24 anos que são levados ao consumo por uma série de fatores sociais e emocionais, no entanto, cerca de 60% dos casos analisados o uso foi motivado por problemas familiares.
A representante da Semas, Lidiane Tonazildo, afirma que os números apresentados não representam um diagnóstico preciso da quantidade de dependentes existentes no município, uma vez que o estudo foi realizado tendo como base, apenas as pessoas que procuraram tratamento nas instituições terapêuticas e centros de recuperação. ?Os números mostram apenas a ponta de um grande problema que a sociedade ji-paranaense tem enfrentado, mas já servem para nos dar noção ampla de como a sociedade tem sofrido?, avaliou.
Para a vereadora Márcia Regina (PT), propositora da Audiência Pública, os números são alarmantes e mostram a fragilidade do Poder Público em combater e prevenir a utilização de drogas na sociedade. ?Precisamos com urgência desenvolver ações de prevenção e combate ao tráfico e, principalmente, ampliar os mecanismos de tratamento existentes em nossa cidade. Daí a importância desta Audiência que conseguiu mostrar de forma clara a triste realidade que estamos enfrentado e ainda mobilizar autoridades e vários segmentos da sociedade para enfrentar o grave e complexo problema das drogas, que tem arruinado milhares de vidas em nossa cidade?.

RESULTADO - Como resultado da Audiência, a Câmara irá encaminhar ao Poder Executivo Municipal e Estadual as seguintes proposituras: melhor aproveitamento dos espaços de lazer existentes em Ji-Paraná, colocando profissionais da área esportiva e de saúde para realização atividades junto aos moradores dos bairros (Ex.: Adão Lamota, Gerivaldão, CEDEL, praças e as quadras das escolas); Implantação urgente de um CAPS especializados em Álcool e Drogas; Ampliar as ações PROERD na rede escolar; Encaminhar ao Poder Executivo proposta de ampliação de convênios com as comunidades terapêuticas; Reforçar a fiscalização quanto a venda de bebida alcoólica e cigarro para menores de idade nos bares, boates e casas de shows; Criar um grupo que proponha e que realize ações conjuntas entres as secretarias municipais para atuar junto as comunidades de bairros; Implantação da Regional da Secretaria da Paz (SEPAZ), bem como, seus programas de apoio e prevenção para os municípios da região.

Fonte:






Noticia vista 1493 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.